,

Como utilizar a estratégia de inovação para aumentar o valor da sua marca

Não importa o tamanho, segmento ou mercado que sua empresa possua, qualquer organização deve ter uma estratégia de inovação.  A pergunta é: Como a inovação pode ajudar no aumento de valor da sua marca? Utilizando a inovação como vantagem competitiva!

O conceito de inovação se tornou uma estratégia para construção e fortalecimento da imagem de uma marca, agregando valores como confiança, identidade e propósito. Com a intenção de criar diálogo e proximidade com seu público-alvo, integração com colaboradores e amadurecendo a relação com parceiros e fornecedores, as empresas precisam mais do que nunca aprender a fomentar essa cultura para expressar sua identidade e autenticidade.

Para fortalecer sua marca com base em inovação você precisa estudar o mercado e a empresa de forma abrangente a fim de verificar se ela está de acordo com o posicionamento proposto, para assim, traçar um planejamento de inovação.

Confira alguns passos para inovação aumentar o valor da sua marca:

Tenha um posicionamento ao inovar

O posicionamento é um fator muito importante, pois é a partir dele que são definidos seus valores e crenças e será possível encontrar um público que partilhe dos mesmos valores e esses poderão se tornar fãs da marca. Além disso, é preciso saber comunicar claramente esse posicionamento, toda estratégia de inovação deve ser voltada para como quer ser reconhecido, colaborativo, cultura disruptiva, ambiente altamente competitivo ou colaborativo. Utilize de ferramentas que mostre que todo o processo de inovar foi pensado em integrar todos os stakeholders.

Quando estratégia de inovação é realizada sem pensar em sua marca, ele é unidirecional, ou seja, da organização para o consumidor. Ao trabalhar a estratégia de inovação como ponto principal, você trabalha em prol de um conceito mais forte e consistente, ou seja, a própria essência da marca mostra um benefício ao consumidor, gerando mais relacionamento e engajamento.

Desconstrua e conecte a cadeia

As inovações, geralmente são trazidas ao mercado por meio de novos produtos e serviços, criam mudanças significativas e até proporcionam o surgimento de novos mercados, muitos acreditam estar vinculados a novas tecnologias ou são totalmente digitais, tudo isso faz sim parte do processo de inovação mas não é o único caminho.

Uma organização se inova ao implementar novas possibilidades em seus processos, novos conceitos, formas diferentes de fazer a mesma coisa, imagine perguntar ao seu cliente o que ele precisa ao invés de simplesmente entregar um produto novo, organizações com estratégias de inovação desconstroem ideias, unem profissionais de diferentes mercados e criam juntas algo que ajude a todos. Por isso, não basta apenas ter uma grande ideia. Os desafios atuais vão muito além da desconstrução criativa.

Entregue simplicidade

??A simplicidade deve estar presente em absolutamente tudo que entregamos aos nossos clientes. Se a solução não for simples, fácil e flexível, deve-se começar de novo. Inovação estratégica não pode estar vinculada a algo inatingível, com valores de investimentos exorbitantes, ela deve ser pensada em amenizar a dor do seu ecossistema.

Acredite na excelência e no uso inteligente dos recursos. Seja obcecado por resultados pois sabe-se que é a única maneira de garantir a perpetuidade.

Não perca tempo com vaidade, reconheça os erros e busque corrigi-los. Não importa o que aconteça, seja respeitoso e franco. Trate os outros da forma como gostaria de ser tratado.

Construa um time “empoderado”

Uma estratégia inovadora é reunir times de pessoas talentosas e conectadas com propósito e valores da cia, que batam meta fazendo a coisa certa. Fanáticos por crescimento pessoal, aprendizagem e visão intraempreendedora. ?

Uma empresa somente irá sobreviver a esta era de grandes mudanças, se tiver um time conectado, colaborativo e nossa sugestão é que invista em equipes multidisciplinares, conecte experiências diferentes e complementares que participam de um desafio “único”.

Companheirismo, bom humor, informalidade e um pouco de irreverência, colocando ideias e pessoas acima de crachás.

?Ouse e pense de forma não convencional, pois isso é o que permite crescer e estar à frente da concorrência. O trabalho deve ser desafiador, a jornada deve ser “fun”mas repleta de zonas de desconforto e aprendizados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *