,

Os impactos negativos dos erros na comunicação interna nas empresas

Para que uma companhia seja bem-sucedida, é importante que todos os setores estejam trabalhando de forma harmoniosa. Para isso, é necessário que haja uma boa comunicação, uma troca rápida e eficiente de informações entre os departamentos e colaboradores.

A comunicação interna nas empresas não é só um emaranhado de procedimentos e protocolos. É algo que faz parte da vida dos funcionários, assim como a escola é parte da vida de um jovem. E todos sabem que quando a relação entre colegas não vai bem, o resto tende a desandar também.

Muitos gestores perdem de vista a importância desse ponto, focando exclusivamente em vendas ou produção. A dedicação ao produto ou serviço é importante, mas se a comunicação entre as pessoas não for saudável e simples, logo serão sentidos os efeitos negativos no desempenho e na qualidade dos negócios.

Para entender melhor o assunto, veja aqui 6 resultados dos erros de comunicação interna nas empresas:

1. Imagem de “desorganizada” diante do mercado

As pessoas são a cara da empresa. Você se surpreenderia com quantos gestores e funcionários se esquecem desse pequeno e extremamente significante detalhe.

Em primeiro lugar, a cada resposta não encontrada, contato atrasado ou informação incorreta que você passa, menor será sua credibilidade. E como estamos na era da comunicação, os consumidores têm todos os meios para opinarem ao seu respeito, o que pode afetar sua capacidade de atrair seu público.

Mesmo que sua empresa tenha um fluxo de trabalho bem organizado, ele não funcionará sem comunicação interna prática e eficiente. Se as diferentes equipes não são orientadas a promover mais trocas e tratarem uns aos outros como pessoas antes de máquinas de gerar relatórios, todos saem perdendo.

A quantidade de jargões individuais de cada um (TI, jurídico, vendas, marketing) pode dificultar essa interação. Criar um espaço comum, onde os colaboradores sejam mais como amigos do que apenas máquinas.

2. Individualismo em excesso

Muitos profissionais hoje em dia são educados, treinados e até doutrinados a pensar em seus interesses primeiro. Em praticamente toda empresa e relação de negócios, você vai encontrar ao menos um pouco do clima de desconfiança mútua, lugares onde ninguém confia em ninguém. Desnecessário dizer que isso é muito ruim para todos.

Quanto menos comunicação há entre os indivíduos, mais eles tendem a se fechar em seus respectivos setores. Se esse quadro continuar, se fecharão em suas próprias tarefas. É um círculo vicioso que dificulta ainda mais uma boa comunicação interna. Quebrar esse paradigma de que sempre há alguém tentando se aproveitar de você é fundamental. E uma forma de alcançar esse objetivo é melhorar a comunicação interna.

Claro que não é necessário ser super comunicativo, nem aparecer em todos os happy hours. Todos têm direito à sua privacidade. Basta garantir que a comunicação seja algo simples e sem impedimento.

3. Grande perda de produtividade

Além de interferir no faturamento pela captação de clientes, as falhas de comunicação podem influenciar a produtividade de equipes inteiras. Não é difícil imaginar que isso ocorra, já que praticamente todo o funcionamento de uma empresa depende da interação eficiente todas as pessoas. Falta de comunicação costuma levar à falta de trabalho de equipe, o que prejudica qualquer área.

Digamos, por exemplo, que seu setor jurídico precisa prestar contas a algum órgão governamental sobre a sua empresa. Para isso, é necessário avaliar dados e montar um relatório dentro de um prazo.

Caso ocorra algum problema na comunicação interna dessa equipe, como perda de um e-mail contendo um documento relevante ou simples desentendimento pessoal entre os colaboradores, isso pode atrasar o prosseguimento das tarefas. No fim das contas, este tipo de problema poderia ser facilmente resolvido só com um pouco mais de incentivo à conversa, por exemplo.

4. Problemas na retenção de talentos

Muitos problemas de funcionamento dos negócios que são associados aos empregados, em alguns casos, são causados pela falta de diálogo. Um bom profissional, por melhor que seja, não pode exercer sua função sem uma comunicação interna consistente e eficiente.

Como mencionamos, os problemas de comunicação da empresa têm efeito sobre as rotinas de trabalho. São coisas como: não se sentir confortável para dar feedback, receber críticas como ofensas, esquecer de consultar as partes interessadas de um projeto, etc.

Muitos novos profissionais com grande potencial se perdem no meio de toda essa informação, precisando de um pouco mais de orientação que a média. Se sua empresa promove melhor a comunicação, esse problema se resolve bem mais depressa.

5. Direcionamento incorreto da empresa

Outra consequência frequente dos problemas de comunicação interna nas empresas é a dispersão dos esforços. A transmissão de informações entre setores e equipes não serve apenas para manter a máquina de trabalho funcionando. Também comunica para qual direção a companhia está caminhando, os valores a serem adotados e como todos podem combinar esforços para atingir o máximo de seu potencial.

Quando não um conhecimento geral ou, ao menos, uma noção compartilhada das metas organizacionais, é mais difícil coordenar todos os colaboradores a fim de trabalharem em harmonia. Isso leva a uma perda constante de energia mental em ações que não geram o resultado necessário, prejudicando muito a companhia e a saúde da equipe.

Como você tem feito a comunicação interna em sua empresa? Já teve algum problema por não promover o diálogo entre todas as equipes? Tem dúvidas sobre o tema? Conte para nós sua experiência pelos comentários!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *