,

Inovação nas empresas: O seu negócio está ficando para trás?

No mundo atual, uma organização que não acompanha as necessidades dos clientes e não está atenta as novidades, acaba ficando para trás. A inovação nas empresas é fundamental para que ela continue competitiva e não perca para a concorrência.

Imagine perceber que a cada dia o número de clientes diminui porque eles não encontram o que precisam. Pode ter certeza que esses que se foram dificilmente voltarão.

É preciso mudar a forma de olhar para o negócio e perceber que as áreas devem trabalhar de forma integrada, inclusive com enorme proximidade do seus clientes e parceiros. Para te ajudar a começar a trilhar o caminho certo, separamos algumas dicas que permitirão identificar se o seu negócio terá vida útil para os próximos tempos.

Tenha cuidado se a sua inspiração é a grama do vizinho

Olhar para os concorrentes é importante para conhecer o que já existe no mercado e buscar um diferencial. Se está observando as demais empresas a fim de repetir uma fórmula de “sucesso”, cuidado!

Pense em quantas empresas do mesmo segmento que a sua oferecem um produto similar e estão competindo pelo mercado. Porém, se chegar uma  organização com um diferencial real e algo que preencha esta lacuna existente, conquistará espaço.

Em vez de admirar a grama do vizinho e procurar por uma oportunidade lá para reproduzí-la, pense na sua proposta de valor como negócio, entenda como ela está sendo percebida pelo seu cliente, aprenda com ele, olhe para dentro de casa e faça as devidas correções.

Se o foco da sua empresa é apenas ganhar dinheiro, você tem um problema

Se não estamos falando de uma instituição filantrópica ou ONG, com certeza, o objetivo é gerar lucro e ganhar dinheiro. Entretanto esse não pode ser visto como a maior meta, ele deve ser uma consequência de uma proposta de valor rapidamente percebida e entregue com excelência.

Primeiro é preciso se aproximar do seu público-alvo para entender as suas necessidades e anseios. Somente assim poderá oferecer algo que resolva um problema legítimo pelo qual o cliente enfrenta.

Antes de mais nada é preciso se aproximar do seu ecossistema e entender o que realmente acontece com ele, é nele que estão as grandes oportunidades, precisamos treinar nosso olhar para detectá-las com agilidade e gerarmos as inovações que farão a vida de pessoas se tornarem mais simples.

A inovação é inimiga da zona de conforto

Você acha que é melhor trabalhar da forma tradicional ou inovar? Se respondeu que é melhor a tradicional, saiba que a inovação nas empresas é o que as mantêm competitivas e existindo.

Inovar não é apenas sair do comum é combinar o desejável com o que é financeiramente viável e tecnicamente possível de realizar. Se deve desconstruir a tradicional maneira de trabalho e adotar novos modelos.

Se acha que isso é apenas conversa pense em um exemplo real. Você deve se lembrar da Kodak, ela foi uma das maiores fabricantes de filmes para máquinas fotográficas. Durante longos anos foi líder do setor, ela inclusive foi a criadora da máquina digital, mas naquela época, a maioria de seus lucros vinha da vendas de produtos químicos utilizados nos filmes e eles tinham medo de investir em algo novo porque achavam que podia prejudicar o seu negócio tradicional. Deu no que deu!

Já há tempos a Kodak é exemplo do que não se deve fazer no mundo dos negócios. Podemos afirmar que o problema é que eles eram muito bons no que faziam e isso fortalecia o medo da mudança.

Se a sua organização não se preocupar em observar as tendências do mercado e anseios dos clientes seguirá o mesmo caminho e em uma velocidade incrivelmente maior, acredite!

Experimente, erre, aprenda rápido e corrija

A forma de ver o negócio deve ser mudada, buscando otimizar os processos, integrando as áreas e fazendo com que trabalhem em sincronia.

A inovação visa experimentar e nesse processo, naturalmente, vão ocorrer erros. O importante é não procrastinar suas atividades ou se deixar sem ação  pelo que não deu certo, mas entender o que o ocasionou e corrigir rapidamente.

A Empodere-se trabalha de uma maneira inovadora, ajudando as organizações a se realmente conectarem e alcançarem uma produtividade de alto impacto. O melhor é que o método utilizado para realizar a inovação nas empresas está disponível para todos.

Depois de refletir conseguiu perceber que a sua empresa precisa de ajuda? Então conheça o método Win Win da Empodere-se e mude o rumo dos seus  negócios.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *